Calendário Bolsa Família

Jair Messias Bolsonaro

Política

Últimas Notícias

Câmara dos Deputados

Últimas Notícias

Jair Messias Bolsonaro

STF

Bia Kicis explica PEC da Bengala e rebate Fux: “É exatamente essa a função do parlamentar”

Bia Kicis explica PEC da Bengala e rebate Fux: “É exatamente essa a função do parlamentar”.

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), em encontro com o ex-deputado Manato (Solidariedade-ES), falou sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a idade da aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e sobre as repercussões da aprovação da PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Bia Kicis explicou que, em sua opinião, na época da aprovação, a PEC da Bengala foi oportuna porque a então presidente Dilma (PT) indicaria mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal.

Kicis lembrou que Dilma sofreu impeachment e disse: “na época, a Dilma não tinha legitimidade mais para indicar. O povo já está entendendo que indicar ministro do Supremo é uma coisa muito séria. A Dilma já estava totalmente desgastada dentro do Congresso e fora”.

Bia Kicis explicou que, após a aprovação, observou-se que a PEC da Bengala gerou uma estagnação no poder Judiciário, e que uma oxigenação tornou-se necessária.

“Hoje um juiz fica mais de 20 anos no primeiro grau e não consegue ser promovido, porque ninguém se aposenta. Então, tem que oxigenar de novo as carreiras jurídicas”.

A deputada acrescentou: “Além disso, é claro que não faz bem para ninguém ficar tanto tempo no poder. Sinceramente, uma pessoa ficar 30, 40 anos como ministro do Supremo faz com que a pessoa simplesmente se sinta o rei da cocada, não deve satisfação pra ninguém… Basta a gente ver o grau de ativismo que existe hoje no Supremo. Não estão ligando para a Constituição, não estão ligando para lei, não estão ligando para garantias e direitos fundamentais. […]”.

Bia Kicis explica PEC da Bengala e rebate Fux: “É exatamente essa a função do parlamentar”

Bia Kicis apontou que, durante os debates na CCJ, surgiu também a proposta de incluir um mandato para os ministros da Corte, acabando com a vitaliciedade, e o presidente do Supremo, Luiz Fux, se manifestou, afirmando que o debate violaria a independência entre os poderes.

“Aí, vem o ministro Fux e dá uma declaração que, sinceramente. Tenho respeito pelas instituições, pelo cargo. Mas isso não significa que eu tenha que concordar com manifestações, opiniões, que para mim, estão fora da Constituição”.

A deputada lembrou que, quando a PEC da Bengala aumentou a idade de aposentadoria compulsória, o Supremo não considerou que o Congresso feriu a independência dos poderes, e questionou por que a diminuição feriria.

“Onde já se viu cogitar que a atividade parlamentar em si pode configurar violação à independência dos poderes? Se é exatamente essa a função do parlamentar. Quem não pode fazer isso, e tem feito, legislando, são exatamente alguns ministros do Supremo”.

Fonte: https://www.folhapolitica.org/

Continue acompanhando aqui em nosso site as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte à Página Inicial do Site Brasil Contra Corrupção

Veja Mais Notícia no site Welesson Oliveira e WOL Notícias

Bia Kicis explica PEC da Bengala e rebate Fux: “É exatamente essa a função do parlamentar”

Bia Kicis explica PEC da Bengala e rebate Fux
Bia Kicis explica PEC da Bengala e rebate Fux

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… Contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…


error: Content is protected !!