Calendário Bolsa Família

Jair Messias Bolsonaro

Política

Últimas Notícias

Câmara dos Deputados

Últimas Notícias

Jair Messias Bolsonaro

STF

Marcos Rogério sai em defesa do voto auditável: “Quanto mais transparência e segurança, melhor e mais confiança se terá no processo de escolha dos nossos representantes”

Marcos Rogério sai em defesa do voto auditável: “Quanto mais transparência e segurança, melhor e mais confiança se terá no processo de escolha dos nossos representantes”.

O Vice-líder do Governo no Congresso, senador Marcos Rogério, divulgou vídeo nesta terça-feira (10/08/21) defendendo a proposta que será votada hoje no plenário da Câmara dos Deputados sobre o voto auditável.

O senador é favorável à proposta por entender que, quanto mais segurança e mais transparência, maior será a confiança no processo eleitoral. Vale lembrar que, no Senado, Marcos Rogério é relator da PEC 113c/2015, que também versa sobre o voto impresso auditável.

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (10) a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). A sessão do Plenário está marcada para as 15 horas. O texto foi rejeitado pela comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, mas os pareceres das comissões especiais de PECs não são terminativos.

Marcos Rogério sai em defesa do voto auditável: “Quanto mais transparência e segurança, melhor e mais confiança se terá no processo de escolha dos nossos representantes”

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, no entanto, que a votação poderá ser adiada por causa de uma manifestação militar prevista para esta terça-feira, na Esplanada dos Ministérios. Lira disse que é uma “trágica coincidência” a manifestação ocorrer no mesmo dia em que a Câmara pautou a PEC do Voto Impresso e que, em razão disso, vai consultar os líderes partidários sobre a possibilidade de adiar a votação.

O Plenário deverá analisar o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

No dia 5, a comissão já havia rejeitado o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR), cujo substitutivo propunha a contagem pública e manual dos votos a partir de cédulas impressas no momento da votação. No dia seguinte, o colegiado aprovou parecer do deputado Raul Henry (MDB-PE), que recomenda a rejeição também da proposta original.

Marcos Rogério sai em defesa do voto auditável: “Quanto mais transparência e segurança, melhor e mais confiança se terá no processo de escolha dos nossos representantes”

Para ser aprovada, uma PEC precisa do voto favorável de 308 deputados em dois turnos de votação, além de passar pelo Senado, também em dois turnos.

Para o relator da PEC 113c/2015 no Senado Federal, o deputado Marcos Rogério defende a aprovação e implementação do voto impresso, que segundo ele, trará mais segurança e confiança na escolha dos representantes do povo.

“Eu sou à favor e penso que quanto mais transparência, quanto mais segurança melhor e mais confiança se terá no processo de votação e escolha dos representantes. O que me chama atenção e me causa um pouco de preocupação, é um movimento de muitas autoridades, contra o voto impresso auditável. Essa movimentação (contrária), me causa preocupação, porque o natural é que as pessoas e as altas autoridades da República queiram maior segurança, queiram maior transparência, mas, quando você tem movimentos contra maior segurança no processo eleitoral, isso deve acender uma lâmpada amarela em nossas reflexões.”, declarou Marcos Rogério.

Continue acompanhando aqui em nosso site, as notícias mais relevantes do seu dia a dia. Notícias do Brasil e do mundo, com responsabilidade e credibilidade.

Volte à Pagina Inicial do Site Brasil Contra Corrupção

Veja Mais Notícias no Site Welesson Oliveira e WOL Notícias

Marcos Rogério sai em defesa do voto auditável: "Quanto mais transparência e segurança, melhor e mais confiança se terá no processo de escolha dos nossos representantes"

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…


error: Content is protected !!