Facchin vota a favor do direito ao esquecimento e causa discórdia
Facchin vota a favor do direito ao esquecimento e causa discórdia.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, votou a favor do direito ao esquecimento.
A Corte somou, nesta última quarta-feira (10/02/2021), quatro votos contrários e um favorável à existência do chamado direito ao esquecimento no Brasil.
O julgamento foi interrompido e será retomado na quinta.
Se ao menos dois dos seis que faltam votar resolverem endossar a avaliação predominante até agora, haverá maioria na Corte contra essa tese.
Os ministros Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Rosa Weber entenderam que criar esse instituto no país poderia colocar em risco a liberdade de expressão.
Facchin sustentou que o direito ao esquecimento pode ser reconhecido, desde que seja analisado caso a caso e aplicado em situações excepcionais.
A maioria ressaltou que o ordenamento jurídico brasileiro já possui mecanismos para punir eventuais abusos.
Além disso, não seria adequado permitir o Judiciário a proibir um fato antigo, além de expô-lo ao público,em respeito à privacidade e a intimidade das pessoas que estiverem envolvidas.
Volte à Pagina Inicial do Site Brasil Contra Corrupção
Veja Mais Notícias no Site Welesson Oliveira e WOL Notícias
Facchin vota a favor do direito ao esquecimento e causa discórdia


Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…