BC: Presidente Bolsonaro veta dois dispositivos da Lei de autonomia

BC: Presidente Bolsonaro veta dois dispositivos da Lei de autonomia.

O Presidente Jair Messias Bolsonaro vetou dois projetos de Lei de autonomia do Banco Central, sancionado por ele nesta quarta-feira (24/02/2021).

O Chefe do Executivo vetou a proibição dos dirigentes do Banco Central exercerem outros cargos, exceto o professor.

Além disso, o dispositivo que os impedia de manter participação acionária em instituições do sistema financeiro, o que também abarcava cônjuges e parentes de segundo grau das autoridades.

A Presidência da República argumentou que a medida serviria para impedir que o presidente e os diretores do BC ocupassem cargos não remunerados de relevância.

Pela redação original no Projeto, ficaria proibida a participação na CMN (Conselho Monetário Nacional), por exemplo, e outras instituições.

Por outro lado, no segundo veto, a Presidência ressaltou que o dispositivo contrariava o interesse público e acabava gerando insegurança jurídica.

Em uma nota emitida pela Presidência, é destacado que “a extrema amplitude da vedação, que compreende até mesmo a aquisição indireta de ações”.

“Cumpre destacar que o dispositivo não se referia a ter posição de controle em instituição financeira, mas, simplesmente, a ser possuidor de qualquer ação, mesmo preferencial e de valor irrisório, diretamente ou por meio de valor depositado em fundo de investimento, de alguma instituição financeira”, registrou a nota

Volte à Pagina Inicial do Site Brasil Contra Corrupção

Veja Mais Notícias no Site Welesson Oliveira e WOL Notícias

BC: Presidente Bolsonaro veta dois dispositivos da Lei de autonomia

BC Presidente Bolsonaro veta dois dispositivos da Lei de autonomia
BC Presidente Bolsonaro veta dois dispositivos da Lei de autonomia

Entretanto… No entanto… De acordo com o… Ainda de acordo com… Mesmo que… Por outro Lado… Além disso… Mesmo porque… Aliás… Afinal… Ademais… Anteriormente… Assim… contudo… Embora… Enquanto… Então… Entretanto… Outrossim… Pois… Por enquanto… Por enquanto…


error: Content is protected !!